Ministério Público cobra equiparação no quadro de enfermeiros do HMC
Ministério Público dá 30 dias para o HMC regularizar número de enfermeiros; líder dos Soldados da Enfermagem, Josevan Santos, elogia a medida, critica o Coren-MT e reforça a luta pela PEC 19 das 30 horas.

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) determinou que o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) faça a adequação imediata no número de profissionais de enfermagem. A medida estabelece prazo de 30 dias para que a gestão municipal apresente solução diante do déficit identificado em setores essenciais, como Pediatria, UTI Pediátrica e Enfermarias.
A decisão foi classificada como “acertada” pelo líder do movimento Soldados da Enfermagem, Josevan Santos, que destacou a importância da iniciativa para garantir um atendimento seguro e de qualidade à população.
> “Fico muito feliz com a atuação do Ministério Público de Mato Grosso, que demonstrou sensibilidade com a causa da população e da enfermagem. Para ter qualidade no atendimento é preciso ter número adequado de profissionais, evitando sobrecarga de trabalho e até possíveis erros por exaustão”, afirmou Santos.
Ele também lembrou que recentemente o Cofen-Coren-MT derrubou a portaria que exigia dimensionamento adequado de profissionais, decisão que, segundo ele, gerou revolta em toda a categoria.
Na mesma fala, Santos reforçou a esperança de que a PEC 19, que trata da jornada de 30 horas da enfermagem e está em tramitação no Senado, seja votada ainda este ano.
“É fundamental avançarmos em todas as frentes. Essa medida do MP é um passo importante, mas precisamos garantir também conquistas estruturais, como a aprovação da PEC 19”, concluiu.
COMENTÁRIOS